Sobre a mostra

Lenio Braga (1931 -1973) foi um artista que trabalhou com diversas linguagens artísticas, dentre elas, a fotografia. Embora tenha produzido diversas fotos com perceptível valor artístico, também gerou um importante acervo documental da Bahia dos anos 1950-1960. Prova disto são as séries de fotos das exposições do MAM (antigo MAMB) quando este funcionava no saguão do Teatro Castro Alves, todo o registro feito da reforma do Solar do Unhão, fotos de personalidades artísticas da época, entre outras séries.

O material presente nesta mostra talvez se enquadre um pouco mais nesta categoria de registro documental, embora existam também belas fotografias que nos mostram a habilidade de Lenio com esta linguagem artística. Com esta perspectiva de uma mostra documental, optou-se pela inclusão dos esboços que trazem um interessante registro do processo criativo de Lenio Braga para a criação das peças da capela.

Outro detalhe curioso é que o artista costumava revelar  e ampliar as suas fotografias, no entanto, apenas uma fotografia em papel desta série foi localizada no acervo disponível. Acredita-se portanto, que a grande maioria destas imagens, que permaneceu em formato de negativos por cerca de sessenta anos, é inédita.

Sendo assim, sintam-se convidados a percorrer essa série de imagens feitas na época da construção da capela (1964-1968) com o olhar de quem pode desfrutar de um registro histórico e também da arte de Lenio Braga como escultor e fotógrafo.

Caso queiram conhecer um pouco mais sobre a Capela do Menino Jesus, acessem o tópico sobre o conjunto artístico neste mesmo site. Clique AQUI!

Grato pela visita!

Marcelo Brazil – Curador

______________________________________________________

As pesquisas

O material que integra a mostra virtual “A Capela do Menino Jesus” e outras já realizadas vem sendo manuseado desde 2016 em ações que tiveram início com uma pesquisa vinculada à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. A Exposição “A arte de Lenio Braga”, realizada em 2018, foi fruto desta pesquisa e teve a curadoria de Marcelo Brazil e Walter Mariano.

Em 2020, durante a pandemia, foi realizada a primeira Mostra Virtual no site, fruto de uma ação de extensão na Universidade Federal de Sergipe e já no âmbito do Projeto de Pesquisa PIBIC 2020/2021 intitulado “A cultura popular na obra de Lenio Braga”. Esta pesquisa, que contou com os bolsistas Jacson Guedes e, depois, Luana Raquel, gerou parte do material da mostra virtual “Santa Cruz da Bela Vista” realizada em 2021.

Um projeto de extensão realizado em 2020 utilizou parte do material fotográfico já digitalizado e criou dois fotofilmes, ambos lançados em janeiro de 2021: Mundo secoA leve dinâmica do tempo.

Esta mostra está vinculada ao Projeto de Extensão Registros fotográficos da Bahia nos anos 1960: o acervo fotográfico de Lenio Braga que tem como bolsista o discente Janael Santos de Jesus.

Todos os projetos citados tiveram a coordenação do Prof. Dr. Marcelo Brazil, docente da UFS e filho do artista.

Para esta mostra, o material fotográfico foi digitalizado através de um scanner Epson V800 – Pro e os esboços foram fotografados com uma câmera Canon T3i. Para alguns materiais não fotográficos, foi utilizado um scanner HP G2410. Todo o tratamento de imagens foi realizado através do software gratuito GIMP versão 2.10.30.

Alguns exemplos mostram a diferença entre o material apenas digitalizado e após o tratamento de limpeza das imagens. Vejam (clique sobre as imagens para uma melhor visualização):

 

 

 

______________________________________________________

FICHA TÉCNICA DA MOSTRA A CAPELA DO MENINO JESUS

Curadoria – Marcelo Brazil

Digitalização e tratamento de imagens – Marcelo Brazil

Montagem e textos – Marcelo Brazil

Design Gráfico – Walter Mariano

Bolsista –  Janael Santos de Jesus