Alguns trabalhos acadêmicos já foram realizados sobre a obra de Lenio Braga. Localizamos dois que tratam dos painéis das rodoviárias feitos por ele. Um deles é de Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva, professora da UNEB em Salvador. Ela desenvolveu a pesquisa na PUC-SP e disponibilizou o trabalho na web. Vale a pena dar uma olhada, contém muitas fotos e uma análise detalhada!
Tese de Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva
Outro trabalho é o de Cledson José Ponce Morais intitulado “Um entrecruzar de histórias, símbolos e estórias: o cordel iconográfico de Lenio Braga”. Cledson é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA.
Um trabalho acadêmico mais antigo sobre o painel de Feira de Santana é das estudantes de museologia (UFBA) Joseânia Miranda Freitas e Marleide Soares da Silva sob orientação da Profa. Maria Helena O. Flexor. É intitulado “O lúdico, o folclórico e os costumes de um povo, representados no painel do Terminal Rodoviário de Feira de Santana (1988).
Em julho de 2016, Marcelo Brazil apresentou um trabalho sobre a trajetória de Lenio Braga na Universidade Federal da Bahia, onde foi funcionário do Centro de Estudos Afro-Orientais. Esse trabalho fez parte do Congresso da UFBA – 70 Anos.
Marcelo, recentemente, apresentou outro trabalho, esse no I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo: Revelando o acervo fotográfico de Lenio Braga. Está disponível no link abaixo: Revelando o acervo fotográfico de Lenio Braga – Marcelo Brazil
Outro trabalho sobre Lenio foi apresentado em 2019 no II Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo: “A Monalisa de Lenio Braga: a polêmica revisitada”. Está disponível no link abaixo: