Curiosidades

Essa criança que aparece nas fotos da exposição ocorrida em Salvador (2018) é a neta mais nova de Lenio Braga, Clara, filha do pesquisador Marcelo Brazil e da professora Olívia Camboim. Na época, tinha apenas sete meses.

 

Nas fotos abaixo, alguns registros da abertura on-line da exposição virtual (14/07/2020) que contou com a presença de quatro filhos de Lenio, quatro netas, sua irmã Adelaide, o curador Walter Mariano, a pesquisadora Camila Oliveira, entre outras pessoas amigas. Nas imagens, Clara interagindo com os convidados e sua mãe, a professora Olívia Camboim.

 

Lenio já havia realizado alguns esboços para o quadro “A curra” antes de se decidir pelos soldados e o tanque de guerra, clara referência ao período da ditadura ocorrido no Brasil. Apesar de algumas histórias familiares afirmarem que esse quadro foi retirado da IX Bienal de São Paulo – 1967 por problemas com a censura, não existe qualquer registro desse fato nos noticiários da época.

Nas imagens abaixo estão os esboços de Lenio (1959 e 1965) e algumas imagens das exposições anteriores. A foto da Bienal de 1967 é do próprio artista.

Esboço – 1959
Esboço – 1965
IX Bienal de São Paulo – 1967
III Bienal da Bahia – 2014
A Arte de Lenio Braga – Galeria Cañizares – 2018

Na exposição de 2018, o desenho da atriz Jurema Penna foi exposto ao lado da foto que, certamente, serviu de modelo para o artista.

 

Não deixem de visitar outras páginas interessantes do nosso site:

Biografia de Lenio Braga 

Painéis

Esculturas e outros

Reportagens sobre o artista

 

 

One thought on “Curiosidades

  1. Paulo Márcio Coutinho Passos says:

    Maravilha

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *