Exposição virtual “A arte de Lenio Braga”

Seja bem vindo à Exposição Virtual A Arte de Lenio Braga!

Essa iniciativa busca mostrar a quase totalidade das obras que estiveram expostas na mostra presencial realizada em 2018 (Salvador-BA) e que seriam exibidas em julho de 2020 no saguão da Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe, Galeria de Arte Jordão de Oliveira. Por conta do distanciamento social, necessário nesse momento, essa foi a opção viável para não cancelar a mostra e proporcionar uma opção de entretenimento e conhecimento para a comunidade.

Lenio Braga foi um artista paranaense que viveu sua fase mais produtiva na cidade de Salvador, em meio à efervescência cultural das décadas de 1950 e 1960. Envolvido com os principais nomes da cultura da época, o artista deixou um legado de importantes obras espalhadas pela Bahia, incluindo os painéis das rodoviárias de Feira de Santana, Jequié e Itabuna.
Apesar disso, nos parece que a figura de Lenio foi sendo esquecida aos poucos, ao mesmo tempo em que suas obras também foram sofrendo o desgaste dos anos e começaram a apresentar os efeitos dos mais de 50 anos de idade.

A intenção é, portanto, rememorar esse artista e também apresentá-lo a um
público mais jovem. Mais do que uma exposição de caráter histórico, alguns
desenhos de Lenio estão aqui apresentados de forma restaurada e ampliada para que sua arte possa ser observada por um olhar mais contemporâneo.
Nessa mostra é possível perceber a evolução do traço de Lenio, partindo de seus desenhos com forte influência da primeira geração de artistas modernos baianos com a qual conviveu e indo em direção ao realismo mágico das obras do final de sua vida.

Esse é o nosso convite para que desfrute dessa mostra “rememorativa”!

Aproveite para conhecer outras obras de Lenio e um pouco mais de sua história navegando pelas diversas páginas do site.

No dia 31 de julho de 2020, 16h, ocorreu uma entrevista ao vivo com os curadores da mostra. Foi muito gratificante conversar sobre a montagem e a pesquisa realizada.

Também é possível entrar em contato com os curadores e a equipe responsável pelo site através do email [email protected]

Os curadores
Marcelo Brazil e Walter Mariano

 

Agradecimentos

Claudia Brazil, Frieda Gutmann (in memorian) e Celeste Campos pela permissão do uso das imagens das obras.

Olívia Camboim pelo apoio e incentivo para a realização do evento.

Kike Garcia pelo apoio técnico e financeiro para a manutenção do site.

Universidade Federal de Sergipe pelo acolhimento da pesquisa A cultura popular na obra de Lenio Braga e da ação de extensão Exposição Virtual “A Arte de Lenio Braga”.

 

Ficha Técnica

Curadoria, concepção e montagem no site
Marcelo Brazil e Walter Mariano


Pesquisa
Marcelo Brazil

Design e Comunicação Visual
Walter Mariano


Vídeo de aberturas
Maria Flor Brazil e Cláudio Tammela